Mais de 1.000 termos!

Na dinâmica da Gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia– IFRO, o emprego de siglas e acrônimos é constante, seja no documental oficial da instituição, na redação técnica, nos sistemas de informação e mesmo nos diálogos entre servidores. Conhecê-las auxiliará na ambientação dos servidores na instituição, pois, remetem a Departamentos, Diretorias, Coordenações, Setores, Cargos ou Funções, Atividades e Conceitos. Naturalmente, sem esgotar o tema.

APRESENTAÇÃO

As siglas e acrônimos estão na efervescente base terminológica do IFRO. 

Em “suas mãos” uma obra de referência básica, rápida e “enxuta”, essencial aos servidores do IFRO, tanto da atividade-meio(Gestão Pública) quanto da atividade-fim (Ensino, incluso a Pesquisa e Extensão).

Oportuno antecipar a sutil diferenciação entre siglas e acrônimos, já que o contemplamos ambos. Acesse os títulos a seguir…

É uma inicial de cada palavra, exemplo ROA – Regulamento da Organização Acadêmica. Não forma uma estrutura silábica,cada letra é pronunciada. Embora, por vezes, a sigla passa a ser tratada como se fosse acrônico a exemplo de CGP cuja pronúncia usual temos observado como “cegepê”.

Pronunciado como uma única palavra, exemplo PROEN – Pró-Reitora de Ensino. Forma uma estrutura silábica e não é necessário que um acrônimo represente a totalidade das atribuições da unidade organizacional, a exemplo de DEPESP – “DE” de Departamento + “PES” de Pesquisa + “P” de Pós-graduação, contudo, tal departamento contempla ainda a Inovação Tecnológica, inobstante o “I” de Inovação não conste neste acrônimo. Além disso, os acrônimos podem ser intuitivos, veja-se PROEX – Pró-Reitora de Extensão.

ATENÇÃO às siglas homógrafas (mesma grafia), confundíveis quando fora de contexto, a exemplo de CD – Cargo de Direção ou CD – Compact Disc.
Igual atenção deve ser dada às
siglas homófonas (mesma fonética), a exemplo CEPI Comitê de Ética em Pesquisa e Inovação, em contraste com CEP – Código de Endereçamento Postal.

Além das Siglas e Acrônimos, o livro apresenta algumas abreviaturas como, Art. – artigo, vol. – volume.

IMPORTÂNCIA DA CONTEXTUALIZAÇÃO!

CRA – Conselho Regional de Administração.

CRA – Coordenação de Registros Acadêmicos.

LIMPE – Verbo no modo imperativo.

LIMPE – Acrônimo: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência.

Exemplo: 

SWOT – Do Inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats.

FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças.

Contatos do autor

Site Oficial do IFRO

plugins premium WordPress